segunda-feira, 29 de março de 2010

O Sonho




"Ou talvez o sono seja uma segunda vida. Senão, porque passa o ser humano um terço da sua vida a dormir? Se fosse só para descansar, provavelmente precisávamos de menos horas. Deve ser por isso que as pessoas de idade dormem menos. Já não precisam de viver mais."


"Sei lá" de Margarida Rebelo Pinto



Se para Freud, o sono e o sonho seriam uma realização dos nossos mais profundos desejos, para a cara Margarida o sonho vai muito mais além disso... E mesmo não sendo fã incondicional da autora, não deixo de achar uma ideia interessante... Será o sonho a nossa verdadeira "second life"?



4 comentários:

  1. Achei bastante piada.

    Embora por vezes ache que dormir é perda de tempo. sonho muito, esses sei qeu não passam disso, porque muitas vezes remetem ao que já aconteceu. Se é uma segunda vida, não me lembbro dela...:( portanto, acho que nao tem mal, por vezes, achar que é uma perda de tempo...

    Contudo, perco bastante tempo da vida a fazê-lo...lol, mas sinto que ainda tenho tanto para viver...nao sou como os velhinhos :/

    lol

    Beijinho...Mas olha que gostei mesmo muito! *

    ResponderExcluir
  2. Querida Carina, que bom ter-te por aqui! =)

    Bem, confesso que não gosto muito das escritas desta senhora...mas tens umas ideias q aprovo, como esta. Acho que sim, q o sonho é uma forma de vvermos as vezes uma vida que gostariamos de ter, de SONHOS que gostariamos de ver concretizados. Muita gente diz que sonhar é perder tempo...eu acho que nao! O que falta para que os sonhos se realizem, é motivação. E isso pode-se ganhar sonhando...desenvolvendo uma fé muito propria de que amanha podemos conseguir. As vezes, como hoje, tambem tenho sonhos maus...mas faz parte! Ate esses nos alertam para algumas coisas: saudade, ter de dar mais atenção, cuidado com a Saúde. Acho que os sonhos mantém o Mundo na sua órbita.
    beijo farfi

    ResponderExcluir
  3. Se tivesses vivido sempre num sonho, como é que conseguirias distinguir o sonho da realidade?

    Provavelmente não conseguirias.
    Como é que podes ter a certeza que a aquilo que tu chamas é mesmo vida e o resto ( " os sonhos " )são apenas sonhos. Ninguém te garante que não possa ver ao contrário. Os sonhos as vezes são tão reais... Não me admirava nada que os sonhos e a tal "vida" que nós pensamos viver se confundissem muitas vezes... Afinal o que é a vida? Um sonho? Quem sabe...

    ResponderExcluir
  4. "Eles não sabem, nem sonham,
    que o sonho comanda a vida,
    que sempre que um homem sonha
    o mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança."

    Já cantava o António Gedeão in Pedra Filosofal. Muito lindo este trecho. Julgo que deves conhecer. Desde pequena que nunca o esqueci... E sonhei! Até acordados sonhamos...
    bjs
    CF

    ResponderExcluir